FRIGORÍFICO

Medições obtidas do campo elétrico e do campo magnético.

Fonte: frigorífico.

Valor médio da intensidade do campo elétrico em função da distância ao frigorífico.

Valor médio da intensidade do campo magnético em função da distância ao frigorífico.

Ao analisarmos os gráficos, observamos que a intensidade do campo elétrico sofre uma diminuição brusca dos 0 para os 0,10 metros, e que após isso continua a diminuir embora muito menos acentuadamente. Por sua vez, a intensidade do campo magnético diminui entre os 0 e os 0,20 metros, passando a aumentar a partir dos 0,20 metros.

Ambos gráficos indiciam portanto comportamento errático de ambos os campos. No entanto, este é o primeiro caso em que existem fatores que influenciaram nitidamente os resultados das medições, fatores esses identificados.

De facto, estando o frigorífico na cozinha, num ambiente rodeado de outros eletrodomésticos é de prever que estes possam igualmente ter campo elétrico e magnético associado, campos esses que influenciaram as medições efetuadas.

Mais ainda, identificamos que sempre que deslocávamos o aparelho para a direita a partir de uma determinada linha de referência, perpendicular ao ponto inicial de medição (0 metros) a intensidade de qualquer um dos campos aumentava, confirmando a hipótese formulada.

Para diminuir os erros tentámos que o aparelho medisse sempre nessa linha imaginária, mas obviamente houveram desvios, que embora menores, provocaram certamente alguns desvios nas medições.

Frigorífico.
Frigorífico.
© 2016 Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora